Segundo o Instituto brasileiro de coaching a qualidade de vida no trabalho é diretamente proporcional ao seu desempenho. Qualidade de vida no trabalho (QVT) é basicamente o quanto os colaboradores estão satisfeitos no ambiente corporativo, o prazer que uma pessoa tem em seu trabalho.

Algumas pessoas passam mais tempo dentro de uma empresa do que em sua própria casa. Logo, grande parte do que acontece dentro da empresa pode influenciar em seu comportamento, produtividade e principalmente em sua saúde. Um ambiente que se preocupa com a saúde do seu ativo mais importante, os funcionários, proporciona segurança, motivação e desenvolvimento pessoal e profissional.

A empresa deve usar várias técnicas para tornar o ambiente mais adequado, como dar feedback, autonomia, disponibilizar horários flexíveis e investir no desenvolvimento profissional. Tudo isso pode fazer com que a qualidade de vida melhore dentro da organização.

Feedback

“FEEDBACK é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa.” (Carlos Hilsdorf) 

Vivemos cada dia mais dependentes de um bom trabalho em equipe, o feedback é uma arma para o desenvolvimento quanto para a motivação de uma equipe, é através dele que os pontos positivos e negativos de cada colaborador são revelados para ser analisado e prover o desenvolvimento de suas tarefas.

 

Autonomia

No modelo de gestão moderno onde a criatividade e a inovação predominam a autonomia traz a maturidade da equipe e consequentemente melhores resultados.

Um líder estratégico e preocupado com o desenvolvimento da sua equipe, conhece ou busca conhecer as limitações que seus funcionários possuem, seja por tempo de serviço, capacidade cognitiva, etc. Entender essas condições e analisar a situação de cada membro do time ajuda a gerenciar melhor a equipe, e investir de forma mais assertiva no seu desempenho e aprendizado, entendendo como funcionam, como trilhar um caminho para que melhorem o nível de seus desafios.

HERSEY, P  e BLANCHARD, K.H.

Horários flexíveis

Ter horário flexível não quer dizer que seus colaboradores vão trabalhar menos ou mais, é simplesmente dar a liberdade onde ele mesmo possa priorizar seus compromissos de acordo com a necessidade. A fim de tornar a empresa um lugar melhor para trabalhar, pensando na qualidade de vida no trabalho como fator importante para melhorar o desempenho de suas equipes, algumas empresas começaram a mudar a sua política. Um reflexo dessas mudanças é está reportagem que a A exame publicou 8 empresas com horários flexíveis para seus colaboradores.

A UOL publicou uma notícia de um estudo Liderado por Phyllis Moen, do Departamento de Sociologia da Universidade de Minnesota, que analisou mais de 600 funcionários de uma empresa de serviços que adotou um esquema de horários flexíveis e chegou a seguinte conclusão.

“A iniciativa de trabalho flexível aumentou nos empregados seu sentido de controle do horário e reduziu os conflitos entre trabalho e família, o qual por sua vez resultou em um descanso melhor, níveis mais altos de energia e um sentido de controle da vida pessoal que diminuiu o cansaço emocional e o estresse psicológico”

 

Mas como medir a qualidade de vida no trabalho?

Vários instrumentos estão disponíveis para você atingir esse objetivo. Entre eles, o questionário QWLQ-78, capaz de entregar informações mais específicas para auxiliar em sua tomada de decisão.

O QWLQ-78 é um questionário específico para medir a qualidade de vida no trabalho composto por 78 questões a fim de fornecer indicadores físicos, psicológicos, pessoais e profissionais.

A metodologia de construção do instrumento foi baseada na do WHOQOL-100, da Organização Mundial da Saúde. Esses indicadores foram divididos em 65 que foram considerados fundamentalmente importantes para a avaliação da qualidade de vida no trabalho. Depois de definido os indicadores foram escritas 78 questões, onde a divisão dessas questões geraram 4 domínios sendo eles Físico/Saúde, Psicológico, Pessoal e Profissional.

Identificar o que precisa mudar é o primeiro passo para atingir melhores resultados. Através da análise dos dados produzidos por este instrumento é possível compreender e tomar decisão a fim de melhorar o desempenho dos colaboradores.

Qualidade de vida no trabalho é a nova tendência

Cada vez mais as rotinas estão ficando mais estressantes, e muitas pessoas estão preferindo trocar bons salários por uma qualidade de vida melhor.

As empresas que entenderam essas novas exigências começaram a mudar seus conceitos de benefícios na hora de abrir vagas no seu local de trabalho: ao invés do bônus anual, dos planos de saúde e das participação nos lucros, elas têm oferecido auxílio para pagar academias, bônus para funcionários atletas e até mesmo maior flexibilidade nos horários em determinadas épocas do ano.

Com funcionários mais satisfeitos, a empresa consegue reduzir o turnover e aumentar a produtividade do seu serviço, além de abrir a oportunidade para contratar os melhores candidatos para suas vagas, já que sua lista de benefícios se tornará ainda mais atrativa.

O que você faz para valorizar a qualidade de vida dos seus colaboradores? Compartilhe com a gente!